Capacitação para a equipe responsável pelos resíduos de serviço de saúde

Postado por | Sem Tags | Eventos

 

A Maternidade Clim está sempre em empenhada em melhorar a formação de seus colaboradores. Sendo assim, foi realizado um dia de capacitação para a equipe responsável pelos resíduos de serviço de saúde (RSS), a SIM Engenharia esteve presente no evento representada pelo gerente comercial Marcus Lucena e pela engenheira sanitarista e ambiental Jaqueline Salgado, os quais debateram sobre a importância do gerenciamento correto dos RSS.

 

Durante o evento a engenheira Jaqueline Salgado ministrou um curso com o tema “IDENTIFICAÇÃO, SEGREGAÇÃO, COLETA, TRANSPORTE, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE”, e enfatizou a importância de cada colaborador na gestão dos resíduos, mostrando que juntos podemos eliminar riscos, tanto à saúde da população como ao meio ambiente.

 

 

Segundo a RCD Anvisa o gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O gerenciamento deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS.